top of page

Kabul - Amok Teatro


Kabul é um espetáculo sobre a guerra vista através da intimidade de dois casais que refletem o martírio de uma nação traumatizada por vinte anos de violência e entregue à tirania dos fundamentalistas. Quatro rostos da guerra, quatro retratos de um Afeganistão visto de dentro das casas, por detrás das cortinas.

Kabul é uma criação que partiu de duas fontes: um livro, “As Andorinhas de Cabul” do escritor argelino Yasmina Kadra e uma imagem real, uma mulher coberta com uma burca azul, sendo executada publicamente no estádio de Cabul, em novembro de 1999. Esta imagem, feita a partir de um celular, correu o mundo e revelou um fato tão cruel quanto distante.

Decidimos aproximar e ir além da imagem que desaparece no instante seguinte da notícia. Quem poderia ser a mulher por debaixo daquela burca? Qual o seu rosto? Qual a sua história? Levantar o véu... O que contamos em Kabul poderia ser a história desta mulher.

Kabul é um mergulho na alma humana para investigar o que resta quando perdemos toda a esperança. Um mergulho nas mentes e nos corações de seres em busca de dignidade e de humanidade confiscadas por décadas de violência. Para além das fronteiras geográficas ou culturais, o que está em foco é o homem diante da violência de sua época.

Kabul recebeu o Prêmio APTR na categoria especial, pela música composta por Beto Lemos eo Prêmio Funarte - Myriam Muniz – 2009.

Kabul é um espetáculo sobre a guerra vista através da intimidade de dois casais que refletem o martírio de uma nação traumatizada por vinte anos de violência e entregue à tirania dos fundamentalistas. Quatro rostos da guerra, quatro retratos de um Afeganistão visto de dentro das casas, por detrás das cortinas.  Kabul é uma criação que partiu de duas fontes: um livro, “As Andorinhas de Cabul” do escritor argelino Yasmina Kadra e uma imagem real, uma mulher coberta com uma burca azul, sendo executada publicamente no estádio de Cabul, em novembro de 1999. Esta imagem, feita a partir de um celular, correu o mundo e revelou um fato tão cruel quanto distante.  Decidimos aproximar e ir além da imagem que desaparece no instante seguinte da notícia. Quem poderia ser a mulher por debaixo daquela burca? Qual o seu rosto? Qual a sua história? Levantar o véu...  O que contamos em Kabul poderia ser a história desta mulher.  Kabul é um mergulho na alma humana para investigar o que resta quando perdemos toda a esperança. Um mergulho nas mentes e nos corações de seres em busca de dignidade e de humanidade confiscadas por décadas de violência. Para além das fronteiras geográficas ou culturais, o que está em foco é o homem diante da violência de sua época.  Kabul recebeu o Prêmio APTR na categoria especial, pela música composta por Beto Lemos eo Prêmio Funarte - Myriam Muniz – 2009.


bottom of page